A importância da escola no progama de High School

 

O candidato ao programa de High School, tem que estar ciente que este é um programa acadêmico e, portanto, a escola estrangeira é parte muito importante dessa experiência. Motivo pelo qual é exigido nível intermediário de conhecimento do idioma para os candidatos a este programa.

As escolas são, em sua maioria, públicas, com características próprias, isto é, são elas quem decide pelo início e término das aulas, se os livros ou materiais escolares são vendidos, alugados ou emprestados aos alunos estrangeiros, a colocação desses alunos nos diferentes anos letivos e se concedem ou não o diploma aos intercambistas.

Existem também as opções de escola particulares, em sua maioria escolas religiosas, incluindo aulas de religião e uso obrigatório de uniformes. Quase sempre esta opção é um oferecimento de colocação e o candidato tem o direito de não aceitá-la, já que esta opção tem quase sempre um custo adicional.

Para que o estudante de High School não perca o semestre ou o ano acadêmico ao retornar para o Brasil, o mesmo deverá cursar uma opção de cada matéria das cinco obrigatórias para a convalidação junto à Secretaria de Educação:

•Língua estrangeira: Inglês ou Espanhol. Sugestão: a língua nativa do país hospedeiro
•Matemática
•Estudos Sociais: História ou Geografia. Sugestão: História, de preferência História do país hospedeiro.
•Ciências: Química ou Física ou Biologia. Sugestão: o estudante deverá optar pela matéria que mais gosta ou que mais habilidade tem.
•Educação Física: caso a escola não ofereça aulas de educação física, o estudante deverá praticar qualquer esporte na escola ou fora dela (trazendo uma declaração comprovando tal atividade).
É importante que o candidato consulte sua escola no Brasil e certifique-se desses detalhes antes de embarcar.

O sistema de avaliação das notas pode ser diferente de uma escola para outra no exterior e certamente difere do sistema educacional brasileiro, mas é extremamente importante que o estudante saiba que, como intercambista, não poderá ter notas inferiores a "C" ou o equivalente no sistema de notas de sua escola no Brasil, além de sua performance acadêmica ser exemplar.

As escolas oferecem uma série de atividades extra-curriculares, as quais sugere-se que os intercambistas participem delas para melhor adaptação ao ambiente escolar. São elas: esportes, xadrez, torcida feminina (cheerleading), artes, computação, teatro, clube dos intercambistas e etc. oferecidas ao estudante sempre após o horário normal das aulas.